segunda-feira, 22 de março de 2010

O charme irrestível dos amarelos mosaico






Sem dúvida, o amarelo mosaico, é uma das cores mais desafiadora e apaixonante. A dificuldade em estabelecer o padrão ideal aumenta a dificuldade dos criadores. Os ingredientes para produzir os tão sonhados campeões, não é tarefa simples. Há os que apelam para correções arrancando plumas do entorno do pescoço, costas, flancos...Eu ainda não tenho uma posição definida sobre esse assunto. Esse ano, tirei 13 machos e 15 fêmeas. Dos machos, só dois foram "mexidos". E as fêmeas, por se tratarem de "fêmeas para macho", foram delicadamente "trabalhadas"...Exibo, desprenteciosamente, algumas fotos dos machos.

Negro Marrom Oxidado s/ fator




Eis aqui 4 exemplares: 1 macho verde nevado, 1 macho azul dominante e 2 fêmeas azul dominante.Todos produtos do mesmo casal. Todos serão mantidos no plantel.

sexta-feira, 19 de março de 2010

Que vida ruim...Kkkk


Fim de semana chegando...Aproveitar o finzinho do verão, dar aquela atenção especial aos canários. Cuidar das coisas do sitio: vacas, galinhas, garnizés, patos...Olhar, olhar...Levar gaiolas a claridade...Anotar, separar...Que vida ruim! KKKKKK

Dudu!


Quem vê esse cachorrinho tão pequeno, logo sente vontade de pegar no colo e faze rum carinho.

O que muitos não sabem que ele é o Dudu, meu segurança particular!

Tributo à Vaidade



Essa imagem diz mais do que mil palavras.
Em tempos de "profissionalização" na canaricultura, é preciso "segurar a onda" para a vaidade não exacerbar além da conta.

Evidente que uma criação equilibrada com plantel de qualidade em um ambiente iluminado e limpo é sempre motivo para se alegrar.

Mas cuidado com a vaidade!

quinta-feira, 18 de março de 2010

Vista do canaril


À época da reprodução 2009.

Azuis Opalinos Dominantes


Essa é uma das minhas cores que mais gosto.
Essa foto foi tirada em Novembro/2009. Ainda estavam com penas de ninho. Todos filhos do mesmo casal. Interessante observar, vendo esses canários hoje, como sofrem mudanças. Estão agora muito mais pretos e brilhantes.

Verduras


Essas fotos exibidas são da minha horta, no sitio onde moro e crio meus canários. Na minha criação uso e abuso das verduras. Na época de cria, apartir de 10 dias, uso com frequencia, principalmente nos casais mais preguiçosos para cuidar dos filhotes. Nesse caso, percebe-se que a verdura fresquinha, lavadinha - ajuda bastante e estimula os pais na alimentação dos filhotes.
Quando os filhotes vão pra voadeira, sigo com a verdura 3x por semana e na muda de penas, 2x. Tão logo cessa muda, dou a verdura, eventualmente, aos fins de semana, quando me sobra mais tempo.

terça-feira, 16 de março de 2010

Filhotes para exposição


Para quem cria canários com intuito de inscrevê-los em concursos e campeonatos, essa época de Março, Abril, Maio - são meses mágicos.

Paramos mais tempo diantes das gaiolas a admirar e comparar os filhotes, escolhendo os que permanecerão no plantel e pondo a venda os que por qualquer motivo não são do nosso interesse.

Nessa época também há uma maior relação entre os criadores das diversas sociedades. Aqui em Pelotas é assim, creio que em outros centros também seja da mesma forma. Surgem negócios e tranbiques de toda sorte!

Se cria um clima muito interessante. Parece que nesses meses, se "estuda" mais os canários e as tais comparações são inevitáveis.

O importante é curtir essa época.

segunda-feira, 15 de março de 2010

Verde Opalino Marfim Intenso


Esse é um dos meus filhotes preferidos, quer pela sutileza da cor, quer pela qualidade absurda deste exemplar.

sexta-feira, 12 de março de 2010

Melhoraram muito!



Olha que maravilha de cores e canários. To bastante confiante que eles tenhamn um ótimo desempenho nas exposições.

Filhotes em Outubro/2009



Dêem uma olhada. Nesta primeira foto, filhote de AZ.OP.DO. (hoje está extremamante diferente). A impressão que tenho é que dia a dia, melhoram. Logo a seguir, filhotes de VD.OP.MS. (que cor fascinante - também estão muito diferentes e excelentes).

Inauguração!

Hoje, dia 12 de Março de 2010, entra no ar o meu blogg, local onde pretendo divulgar o dia a dia da minha criação. Partilhar com vocês as minhas experiências.