quinta-feira, 30 de setembro de 2010


~
Diante dessa imagem não preciso dizer mais nada!

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Verde Opalino Mosaico Fêmea





Algumas fêmeas filhotas desse ano.
Algumas delas estão em criação no canaril.
Mas, ainda tenho poucos filhotes dessa cor. Vamos ver mais pra frente...

Reminiscências...





...da 49a. Exposição de Canários de Pelotas/RS.
Fotos: Faby Folha

Confraternização ainda no Estadual 2010


Na foto acima, destaco, da esquerda para direita: Joaquim Folha (amigo muito querido), Mestre Ildemar (o churrasco dele não tem preço), Cristina (mulher do Ildemar - é uma tratadora nota 10 e grande amiga), o marido de D. Maria (criadores de canto clássico e lizard), eu sentado contemplando a natureza e essa cabeça abaixo é do CasaNova (parceiro de viagem a SAnta Maria - ele fala muito e muito rápido....kkk - gente finíssima).

Na ocasião, estávamos na churrascaria, saboreando uma das inúmeras qualidades dos gaúchos: assar carne no espeto.

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Agora também na UGCC !


A partir deste mês passo a ingressar ao quadro de associados da UGCC (União Gaúcha de Criadores de Canários) com sede em Porto Alegre/RS. Obviamente, continuarei participando em Pelotas e pronto a colaborar no que for possível.

A intensão principal é conhecer novos criadores com possibilidade de amizade e papos e interesses a respeito de canário. Além, claro, separar alguns filhotes para concurso visando os campeonatos estadual e brasileiro.

Já em 2011 estarei participando da exposição. Encomendei 200 anilhas. Vamos ver o que acontece...

Jonner Alves
Sócio SCCP 047
Sócio UGCC 147

Eu não tenho medo de cara feia! Eu não gosto de cara feia! KKKK


Domingo de sol. Um pouco ventoso, mas havia sol. Por isso, motivo de sobra para comemorar.
Tudo parecia muito tranquilo.
Como de costume acordei cedo e fui logo cuidar dos canários e outros bichos do sitio.
As 10hs da manhã eu ja estava com todas as tarefas encerradas. Bastava o banho.
Pouco antes do meio dia cheguei ao almoço de confraternização e entrega de prêmios da 49a Exposição de Canários da SCCP.
De longe, percebi que haviam poucas pessoas. Achei que eu estava adiantado demais...Tempo passando...chegaram poucos...Poucos mesmo.
Enfim, cada tem sua vida...
Ao chegar, fui saudar os amigos mais queridos.
Meu amigo Caldas de tantos anos, o meu amigo Mauro Soares, Mestre Folha e a amiga FAby Folha, Mestre Ildemar (churrasqueiro que dispensa apresentações)e minha amiga Cristina, o amigo Berni e sua família e outros que agora não recordo.
Me chamou a atenção uma certa "frieza" de um consagrado criador, ao momento que lhe estendi a mão para lhe cumprimentar. Verdade seja dita, o cinquentenário criador nunca esbanjou simpatia para ninguém. Mas, isso é do seu temperamento e ponto final.
Evidentemente, "as pedras rolando se juntam" e, logo percebi que algo do que eu imaginava havia acontecido e, de imediato, percebi quem poderia ter sido o "nobre mensageiro" da causa tal, da aparente, "frieza".
No momento de eu receber a minha premiação de "vice campeão geral de canários de cor", novamente senti a tal "frieza". (Não vou comentar neste post sobre os troféus -
eles são merecedores de uma extensa análise).
Com a situação gerada na premiação, fiquei um pouco desconsertado, mas eu já vivi tantas situações na vida em que se deve engolir alguns sapos que e acabei entendendo o momento e superando. Mas registro: "Não gostei!"
Só para não alongar o papo: "Eu não tenho medo de cara feia! Eu não gosto de cara com a cara feia! KKK".
To que nem cavalo em 20 de sentembro "cagando e andando".

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Comercializar é preciso


Vocês já repararam no quanto se gasta em uma criação de canário?

Evidentemente, quanto maior o número de pássaros, maiores serão os gastos. Confesso que as vezes me assusto. Os números são altos e a brincadeira é à "vera"!

Não estou no grupo daqueles criadores que amam. Também não estou no grupo dos criadores que comercializam. Acho que sou, mais uma vez, "coluna do meio".

O "barato de criar canário, para mim, deve ser o mesmo "barato" de uma freira ter
seu próprio orfanato.kkkkkkk. É uma coisa que relaxa! kkkkk

Agora, falando sério: Onde a zorra vai parar?

À todo momento surgem novidades. São as receitas mirabolantes dos laboratórios, as mágicas e poderosas farinhadas dos fabricantes de ração, as super limpas e qualificadas misturas dos benmeficiadores de sementes e, por aí vai...
Parece que tudo nos atrai no afã de se ter uma criação de qualidade, bem tratada, bem equilibrada, em pérfeito estado de saúde etc... e tal. E nesse louco afã, lá vamos nós, gastando...gastando...gastando...

Pergunto outra vez: Onde a zorra vai parar?

Talvez, por isso, vez por outra, encontremos nobres colegas e ilustres desconhecidos na insana tentativa de vender seus canarinhos. E vender é uma arte! Vender canário é uma arte à parte.

Como atender tantas despesas? Respondo: ou tirando dindim do próprio bolso ou comercializando seus próprios passarinhos.

Ainda existe aquele idéia de que o sujeito que é um "criador vendedor" é um cara mal intensionado. Eu não vejo com esses "olhos". Prefiro um outro olhar. O Olhar que se precisa iniciar sempre a cada ano um novo ciclo. E, se o objetivo for ir mais longe nas competições, os investimentos na aquisição de pássaros de ponta são de um valor alto ou altíssimo. As vezes, o pequeno criador tem de vender 7,8, porque não 10 canários para poder adquirir um canário de um criador renomado.

Porque não comercializar?

A grande verdade é que sempre deve-se temer um "criador vendedor". Mas, um julgamento precipítado não é legal. O ideal é conhecer e se for o caso, adquirir alguma coisa.

Conheço um "vendedor criador": famoso, lendário, mitológico, jurássico. Vende muito gato por lebre. Tem quem compre. Precisamos respeitar.

Mas reitero, comercializar é preciso!

Pra Dizer Que Não Falei Das Flores


Hoje, mais precisamente, as 00:09, teve início a Primavera, estação das cores e flores. Parece mentira, mas o inverno intenso e rigoroso nos deixou...Que beleza!

Muitos motivos a comemorar. Com dias aumentando gradativamente, o clima mais agradável e a presença mais contante do sol - nossos canários vão se harmonizando e os benefícios disso tudo vão aparecendo.

Parace bobagem, mas nesses meses que seguem: setembro, outubro, novembro - a fertilidade chega ao topo, os filhotes nascem e se desenvolvem com mais vigor, com os casais mais prontos os problemas reprodutivos tendem a diminuir.

Estamos chegando no acme da criação. Espero que os amigos de todos os lugares aproveitem a época e tenham lindas criações.

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Campeonato Estadual - Santa Maria 2010


Em Junho deste ano em Santa Maria/RS, aconteceu mais uma edição do Campeonato Estadual.

Estive no sábado que antecedia o encerramento. Apesar de ter pouco público (pouco mesmo), valeu pela qualidade dos canários. Em diversos segmentos perdebi excelentes canários.

Fiquei bastante impressionado com os canelas clássicos do criador Jorge Ferro. Sobretudo, os canelas intensos e nevados. Os mosaicos também eram muito bons.

Destaque para os azuis e verdes opalinos de Adelar Pinheiro que acabou ganhando a série. Fiquei em 2 lugar nesta série.

Gostei bastante de um verde marfim mosaico macho. Não lembro o criador, mas o canário era lindão!

Haviam lindos amarelos marfins e marfins mosaicos. Adoro essas duas cores.

Tive a oportunidade de conhecer pessoalmente a criadora S.R. TRevisan Krob, ou simplesmente JACK. Fizemos uma ótima relação e ano que vem estaremos juntos. Os canários da Jack também chamaram-me atenção, sobretudo, seus cobres mosaicos. Lindos!

Fiz a viagem a Santa Maria na companhia dos amigos Tiago Casanova e seu pai. Os papos foram ótimos e serviram também para me manter "ligado" no trânsito. Chovia muito e no trecho de Santaninha a cerração era tão forte que tive que reduzir a 20km/h para poder enxergar...

Trouxe o campeão estadual de AZ.OP, duas fêmas AZ.OP. e uma fêmea VD.OP.NV.

Valeu!

Entrega de Prêmios


Na foto acima se percebe o que relato a seguir...Pra quem vocês acham que foi essa taça maior? Para o mesmo criador há 20000000 anos...kkkkkkkkkkkkkk Percebam a discrepância das premiações.

Domingo que vem, 26 de Setembro, tem em nossa sociedade, a entrega dos prêmios relativo a 49a. Exposição da SCCP (Sociedade de Criadores de Canários de Pelotas).

Teremos um churrasquinho delicioso preparado pelo meu amigo Ildemar, que tem conhecimento no assunto e ninguém assa melhor do que ele. Elé é mestre de verdade, além de possuir uma infinidade de canários de raças e cores diferentes e que nos últimos anos tem contribuido imensamente pelo engrandecimento de tudo relacionado ao nosso clube...Talvez, nos últimos anos, o Ildemar tenha sido o sócio que de todas as formas mais tenha contribuído.

Como de costume, o almoço acontecerá no Ginásio Gigante da Tiradentes, marcado para o meio dia.

Chegarei mais cedo para dar uma força no que puder...

Estou com boas expectativas. Gostaria que a premiação fosse mais justa com troféus mais representativos que compensasse o investimento, o empenho e o amor dos criadores na condução de seus canários.

Nos anos anteriores os troféus eram de pouca expressão. O 20o. colocado era premiado da mesma forma do que o criadores que esteve na 4a., 5a. posição geral. Isso, ao meu ver não é correto. São trabalhos diferentes, investimentos diferentes, qualidades diferentes, dedicação de tempo e esforços diferentes.

Acho que deve sempre prevalecer a coerência.

Vamos aguardar! Na segunda-feira irei postar as fotos.

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Hugo Barbosa de Souza - ao mestre com carinho!


Ao mestre com carinho!

No mês de Agosto, a canaricultura pelotense e a SCCP (Sociedade Criadores de Canários de Pelotas), perderam um de seus maiores expoentes: Hugo Barbosa de Souza, ou simplesmente, Seu Hugo ou O Velho Hugo, como era carinhosamente conhecido e tratado entre os criadores.

Conheci o seu Hugo ainda no início da minha adolescência. Na verdade, foi o meu primeiro contato de fato com um criador de canário.

Sempre disse que a sensação de um criador estar no Canaril Aquarela (esse era o nome do canaril dele) era de igual forma, para uma criança, estar na Disney, dada a variedade, quantidade e beleza dos seus pássaros.

Toda vez que entrava no canaril dele não sentia vontade de ir embora. O seu Hugo era realmente especial e sempre teve muito boa relação com os jovens. O canaril dele sempre tinha a "gurizada" que caçava passarinho e ia pra lá dar uma força pra ele no canaril. Na verdade, isso tudo era pretexto, a gurizada, assim como eu, tinha verdadeira paixão por estar alí.

Consecutivas vezes chegava à casa dele de manhã cedinho e só saía perto da hora do almoço. Ir embora como? Era quase impossível...Sempre havia um bom papo, uma boa história. Aprendia-se o tempo todo, acompanhado de um bom chimarrão.

Seu Hugo era vendedor viajante. O que hoje se chama de representante comercial. Já o conheci aposentado. Ele dispunha de todo tempo para dedicar-se a sua maior paixão: criar canários com fator vermelho e receber os amigos para falar de canário.

Tudo na criação dele era diferenciado. Até hoje relembro a propaganda do canaril dele nas revistinhas da SCCP. Tinha um trecho que dizia, mais ou menos assim: "Canários com fator em todas as cores clássicas". Achava uma sacada genial e continuo achando...

Uma festa, para mim, em particular, eram aqueles dias, próximos das exposições em que ele levava para fora do canaril suas gaiolas de "5 bocas" cheias de filhotinhos para tomarem banho e sol. Alí, se percebia o carinho do seu Hugo com seus canários.

Nas exposições, os preços dos seus canários eram diferenciados também. Geralmente bem acima da média dos outros criadores, mas, a qualidade dos seu canários, assim também eram. Observava a reação dos visitantes frente aos seus pássaros: evidente admiração.

Seu Hugo tinha aquele tipo "bonachão", bem humorado, alegre, contagiante; por vezes, de temperamento forte, mas com aquela alegria que ninguém o queria mal. Impossível não gostar do Velho Hugo. Impossível também era vencê-lo nos concursos. Sei que muitos criadores norteavam seus plantéis na intensão de superá-lo. Poucos foram aqueles que tiveram esse mérito.

Uma de suas características era de tratar a todos com igualdade. Do iniciante ao criador conhecido, dispensava a mesma atenção.

Ele era imbatível na teoria e na prática. Fazer uma pergunta pra ele era ter a resposta de imediato. Tanto importava a área de interesse: genética, reprodução, manejo. Ele era bom em tudo! Isso não é exagero. Quem o conheceu sabe do que estou dizendo.

Foi Campeão Geral das Exposiçãoes inúmeras vezes. Muitas vezes Campeão Estadual do RS e também teve muitos canários premiados no Campeonato Brasileiro.

Conhecido em todos os cantos do país e fora também, seu Hugo teve todas as conquistas a que lutou. Um vencedor por excelência. Não obstante isso, era dono de uma simplicidade sem igual.

A SCCP (Soceidade Criadores de Canários de Pelotas), deve muito a ele. E, apesar de ter sido presidente da SCCP apenas por um ano (isso foi no início da década de 80), trabalhou arduamente pela nossa sociedade e participou de todas principais conquistas. Infelizmente, não pôde ver erguida a tão sonhada sede própria. Mas o sonho permanece vivo.

Seu Hugo nos deixou aos 80 anos, sendo mais da metade de sua vida, dedicada a criação de canários. Sem dúvida, sua ausência será por todos sempre muito sentida. Mas, a renovação é necessária em todos os segmentos. Os que ficam, cabe a mesma motivação que Seu Hugo sempre teve: elevar o gosto pela canaricultura e a busca insessante pelo aprimoramento genético.

...
Hugo Barbosa de Souza, "Mestre dos Mestres", nos deixastes fisicamente, mas deixaste também um sem número de propósitos e ensinamentos.

Descanse em Paz!
Um grande abraço do seu amigo Jonner!




Seu Hugo era aquele tipo de pessoa extremamente carismática

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

A importância das verduras para os canários


Como moro em um sítio e a criação também, tenho a facilidade de colher as verduras na hora, fresquinhas.

Isso é muito bom, aliás, isso faz a diferença. Evidentemente, as verduras não estão disponíveis o ano inteiro e nessa época em que o consumo é muito grande, a produção não suporta a demanda e tenho de apelar para as fruteiras.

Então percebo como é difícil achar a couve-manteiga, aquela mais clarinha, pois me parece ser da preferência dos canários.

A couve de cor verde escura, por ser mais dura e mais amarga, me parece não ser tão aceita e tem um cheiro mais forte, que transforma as fezes dos canários extramente em mais um problema no canaril.

Importante destacar o fator estimulante na criação dos filhotinhos. Interessante intercalar (farinhada e couve) em períodos diferentes do dia essas duas fontes de alimento indispensáveis na época de criação.

Vem aí a segunda postura


A primeira rodada já encerrou. Vem a segunda postura.
A maioria das canárias já está pondo e algumas estão começando o choco.
A primeira rodada foi um "termômetro". Deixei que as todas as fêmeas criassem seus filhotes. A idéia central era justamente verificar o trato das canáras e os eventuais problemas que naturalmente surgem no decorrer do processo.
Pude mapear os problemas e nesta nova postura, pretendo contornar e melhor o desempenho dos casais.

Pude perceber o alto indicie de fecundidade dos ovos e o alto indice de eclosão dos ovos. O grande vilão foi o fato de me ausentar o dia todo só retornando as 19hs. Perdi muitos canários que cairam dos ninhos e outros tantos que as canárias não trataram da alimentação. E, ainda, tive 4 casos em que os machos assim que os filhotes sairam do ninho acabaram matando ninhadas inteiras. Destaco também o mau desempenho de algumas fêmeas para tratarem os filhotes.

Encerrei o mês de Agosto com 108 filhotes.
A meta para setembro é alcançar o número de 180.

Vamos ver o que acontece...

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

O charme está em vencer dificuldades

As vezes me pergunto: Porque é tão dificil criar canários?

Parto do principio que água limpa, sementes bem equilibradas e farinhas com todos os promotores do crescimento é importante, mas não suficiente. Como é difícil fazer nascer, fazer crescer e manter vivo o filhotinho.

Como é difícil vencer todas as batalhas a que somos submetidos e testados diariamente. Desafio um criador que diga: "eu sei tudo". Todos os dias surgem coisas novas, fatos novos e só se percebi isso com clareza que cria um certo número de casais, que em seu desdobramento, surgem as ditas batalhas a serem superadas, vencidas.

1a. Batalha - Adquirir pássaros de qualidade de criadores honestos.
2a. Baralha - Manter a saúde do plantel.
3a. Batalha - Aprontar os canários. Fêmeas em postura, machos galando.
4a. Batalha - A assustadora tarefa de conferir a vertilidade através da ovoscopia.
5a. Batalha - O filhote precisa quebrar a casca.
6a. Batalha - Vamos fazer o filhote crescer?
7a. Batalha - Fazer o filhote chegar vivo, saudável e limpo ao concurso.
8a. Batalha - Alcançar os objetivos propostos a si mesmo.

São muitas as batalhas. Será que vale a pena tudo isso ou somos todos loucos mesmo?

Ainda preciso descobrir...

Saudade!







De 2001 A 2009, fui figurinista e carnavalesco de diversas escolas de samba. Exibo algumas criações que acho valeram a pena a tempo despendido. Sinto saudade do momentos de empolgação de um novo tema, de um novo carnaval, um novo projeto a pensar. Quero nunca lembrar das brigas, desavenças, grosserias e estupidez de dirigentes poderosos e sem cultura.

Vale a pena relembrar, afinal, RECORDAR É VIVER!

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Os "meus" canários do amigo Olavo Junqueira


Em Julho deste ano, recebi os canários enviados pelo amigo e grande criador Olavo Junqueira. Fiquei muito feliz!

Ao receber os canários, em meio a toda satisfação e euforia, percebi que ainda existem pessoas honestas, de boa cabeça e que se pode confiar.

Conheci o Olavo através de seu blogg http://bicanarios.blogspot.com/. Me encantei com a qualidade dos canários e apostei na tal "encomenda", motivo de surpresa para muitos.

Comigo a "estória foi outra". O "cara" me mandou coisa de primeira. Além disso, passou filiação e até orientações para acasalar levando em consideração as qualidades genéticas de cada canário e a "história" que só ele como o "pai das crianças" poderia saber e contar. Tudo isso com um toque de simplicidade que só cabe aos grandes mestres.

Achei pertinente agradecê-lo publicamente.
Valeu Olavo por enriquecer com teus canelas opalinos os meus 'MARAVILHOSOS CANÁRIOS'.

Perseguindo o resultado




Persistir, jamais desistir frente as dificuldades. Essa é a grande premissa!
Eu sempre gostei dos verdes clássicos, sobretudo, dos verdes mosaicos, em especial as fêmeas.

Voltando a criar em 2009. Logo fui em busca. Concomitante a minha procura, na exposição da SCCP (Sociedade Criadores de Canários de Pelotas), o grande campeão foi uma fêmea de verde mosaico de grande beleza que encantou a todos.

Deste plantel desta vencedora adquiri 2 casais. Reproduzi poucos filhotes. O melhor macho nasceu e permaneceu sem unha. Não foi para a exposição. Das fêmeas, que eram em maior número, selecionei 3. Uma delas classificou em 4o. lugar em uma dura disputa com canárias de grande qualidade.

Neste ano de cria, me propus a multiplicar em filhotinhos as qualidades que julgo interessantes. Acredito ter feito os casais corretos. Já percebi, dos poucos filhotes desta cor, que um deles se destaca, desde que nasceu - pele negra - e vejo com o passar dos dias, uma cor negra, praticamente sem aquele marrom, aquele que tanto quero me distanciar. Alegria! Satisfação! Ainda está muito no início, mas como acredito que todos nós somos movidos por pequenos sentimentos, isso me dá força para continuar perseguindo o resultado.

Meu início de temporada 2010


Amigos, criadores, admiradores de canários. É com grande satisfação que incio a temporada de filhotinhos 2010.

Iniciei a preparação dos casais no início do mês de Julho. Vermífugo (em suas duas dozes recomendadas - vermífugo usado PROVERME. Além disso, pulverizei Kill REd em todos os canários, gaiolas e utensílios.

Farinhada: Farinata Suprema, ovo desidratado (só gema), prevent, fertility, promater, aminomix pet, açúcar cristal, água morna e níger. Trocada pela manhã.

Papinha: Alcon Papinha e Nalut Baby. 1 x a noite.

Verduras: Couve colhida no próprio sítio onde tenho o canaril. Somente apartir do 5o. dia.

Conclusão: 100% das canárias prontas. Machos fecundando muito bem os ovos. Baixissima taxa de ovos brancos. Nascimento de forma natural sem problemas.

Até o momento tenho 120 filhotinhos anilhados de 80 casais. Algumas ninhadas da primeira postura ainda não eclodiram e alguns filhotinhos ainda não foram anilhados.

Espero chegar aos 400 filhotes até o final do mês de novembro e desacasalar tudo antes do natal. Vamos ver se chego lá.