quinta-feira, 25 de novembro de 2010

O Gigante Mundo dos Pequenos...

Muito se te ouvido falar em Beraldi, Blasina, Basile, Colombo, Teixeira e outros figurões detentores de poderosos plantéis, resultado de um privilegiado conhecimento aliado há anos de experiência e seleção.

Alguém por aí já pensou a forma como eles começaram?

Tenho absoluta certeza de que iniciaram da forma mais tradicional: num local improvisado, com canario comum comprado de passarinheiro e com todas as dúvidas e problemas que é inerente ao iniciante na criação, conhecendo toda sorte de vigaristas e espertalhões.

O que a gente precisa entender é como a engrenagem da coisa funciona e nunca sobrepujar ninguém. Jamais! Em hipótese nenhuma. Ninguém é melhor do que ninguém. Hoje estamos por aqui, amanhã, quem sabe...

Nós, pequenos criadores, temos a nossa importância a ser reconhecida. Somos, nessa imensa cadeia alimentar, onde "lobo não come lobo" - consumidores primários de extrema grandeza, devorando as sobras dos grandes. Afinal, onde os seus maravilhosos pássaros irão se nos para os nossos canaris? Pro meu, pro seu, em algum lugar o excedente vai.

Pensando em conhecimento...qualidade...resultados...conquistas

No meio dos criadores, o conhecimento ainda é algo velado, sigiloso, quase uma fórmula secreta só compartilhada entre os grandes. Até aí, muito natural e tranquilo. Estranho seria entregar o mapa da mina...kkkkk

Mas o grande criador deve estar atento no sentido de que as tais fórmulas mirabolantes e os cruzamentos que cortam caminhos, podem ser descobertos e estão sendo muito comentados entre vários pequenos criadores, graças ao advento da Internet, que nivela todas as classes, que tras o fato, a notícia, a informação a qualquer um de nós.

Sob um outro ponto, partindo da premissa de que qualquer canário de qualquer cor ou raça, atinge o seu estágio máximo de desenvolvimento; e que a informação, o estudo, o conhecimento, os saberes - quando levados a sério e programados, também atingem o topo máximo, o grande criador deve estar mais uma vez atento. Assim, como eles estudaram e entenderam como criar e qualificar canário, porque nós, do Gigante Mundo dos Pequenos, não podemos achar a galinha dos ovos de ouro e seguir por esse mesmo caminho. Porque não podemos compreender? Podemos sim, basta estudar. Basta ter competência.

Com conhecimento, dinheiro no bolso e um olhar treinado, GRANDE CRIADOR, ah GRANDE CRIADOR, tome cuidado!kkk A qualquer momento você pode ser engolido pelo Gigante Mundo dos Pequenos. E, sabe porque? Tudo é possível...Basta sonhar!

Um comentário:

  1. Sr. Jonner,
    Gostei muito deste texto, e lhe peço autorização para republicá-lo em meu blog, que também o convido a conhecer (http://avesdoronaldo.blogspot.com).
    O texto é simples, mas reflete exatamente o que ocorre com todos nós, pequenos criadores. No meu caso, não crio canários, mas a situação é exatamente a mesma!

    ResponderExcluir